Total de visualizações de página

domingo, 17 de maio de 2015

Adaptação de Ar Condicionado no Gol quadrado

Última atualização: 21/08/2019 - O objetivo desta postagem é dividir da forma mais simples e pratica a informação de como adaptar um sistema de ar condicionado em um Volkswagen Gol modelo quadrado que originalmente não o possuía, utilizando um kit universal e aproveitando a caixa de ventilação forçada quem vem nos modelos básicos, uma vez que fica esteticamente feio e desconfortável a colocação da caixa evaporadora do kit sob o painel. Instalando desta forma, ainda é possível continuar a usar os controles de direcionamento de ar originais do carro. A medida que for progredindo com os trabalhos vou postando o material.

OBS.: Não sou técnico especialista no assunto, faço as coisas por hobby apenas. Então antes de começar a fazer um serviço parecido, procure informação adicional sobre o assunto e faça a coisa com bom senso. Depois não venha me culpar por eventuais problemas.

OBS.: O objetivo aqui não é fazer comercial para fornecedores de Kit, menos ainda enaltecer ou denegrir o produto de ninguém. Não ganho nada com isso, quero apenas usar o kit como material didático e claro refrigerar meu veículo. Portanto pesquise os produtos e a qualidade que eles tem a oferecer antes de comprar e dedicar seu tempo. Vou relatar com objetividade e verdade os resultados que obtiver, sendo eles bons ou ruins.

Material utilizado.

Kit Ar condicionado para gol quadrado15.000 btus
Marca: Technoauto (www.technoauto.com.br)

Composição:

1- Compressor (Sanden)
2- Caixa evaporadora universal
3- Condensador (Densul)
4- Ventoinha (Unipoint ACA)
5- Filtro secante
6- Mangueiras e conexões
7- Suporte do compressor, polia V, correia e parafusos.
8- Chicote com fusível, 2 relés e 1 pressostato.
9- Quantidade de gás: 600 a 700g, informado pelo fornecedor. Monitorar a pressão quando carregar o sistema. Para mim 650g bastaram.





I - Colocação do compressor:

ø  Primeiro faça a limpeza das 4 roscas que tem no bloco do motor para afixação do suporte.




















ø  Pode ser usada uma broca mais estreita para desobstruir de início. Depois usei um pincel fino com gasolina e jatos de ar.




















ø  Tive que fazer uns ajustes nos furos do suporte, e modo a permitir uma ligeira torção para os lados, pois não deixavam a peça com o alinhamento coreto da correia. Para efeito ilustrativo, abaixo podem ser vistas as posições onde o compressor é  preso ao suporte, já que esta colocação vem depois.




















ø  Como o suporte não é original, é preciso usar 4 espaçadores,2 grandes que vão na parte e cima e dois menores abaixo.



















ø  O aspecto da peça montada fica como segue. Na figura pode ainda ser visto o quanto foi preciso alargar os furos inferiores de forma a poder ajustar o alinhamento do conjunto compressor-polia.




















II - Colocação da polia V:

ø  Basta montar a polia do A/C sobre a polia do virabrequim com os parafusos fornecidos, não há o que errar.




















 III - Montagem da ventoinha sobre o condensador.

ø  Precisei construir uma peça para fixar a ventoinha suplementar sobre o condensador. Creio que alguém teria coragem de parafusá-la diretamente nas reentrâncias de alumínio do condensador, mas achei que fosse ficar frágil e que na primeira manutenção não haveria mais fio de rosca.
Não fiz a substituição do radiador para o modelo especifico de Gol com ar, pois o mesmo custa mais de R$ 400,00, continuei com o para modelo sem ar e o carro suportou bem, pois não houve mudança perceptível na temperatura. Para construção da peça usei uma chapa de alumínio que é bem fácil de moldelar, basta uma serra e uma lima. as fotos vem a seguir.




















ø  Marque as posições aproximadas.




















ø  faça os cortes.




















ø  Corte a parte do centro para aumentar a passagem de ar.
















 ø  Precisei usar este recurso pra fazer um desnível na chapa e ajustar a altura da ventoinha.
















ø  Peça já pintada e pronta.

















ø  Peça já pronta. Para fixação utilizei parafusos franceses, pois eramos únicos que tinha no momento. Porem desbastei o ressalto quadrado típico.

Por hojé é só. até mais.


10/12/2015

Pintou um tempinho, então vou colocar mais algumas fotos do trabalho.

IV - Montagem do condensador sobre o radiador:

ø  Nesta etapa é necessário a modelagem em papelão para ter a base para a construção das peças em alumínio e ferro. Os suportes laterais são de alumínio e o inferior de ferro para suportar o peso do conjunto.

ø Notem que o condensador é menor que o radiador, então fiz a montagem alinhando com um dos lados.



ø Modelagem no papelão, basta moldar, riscar e cortar.



ø Modelagem no papelão, basta moldar, riscar e cortar.





















ø Modelagem no papelão, basta moldar, riscar e cortar.





















ø Modelagem no papelão, basta moldar, riscar e cortar.

 


ø Peças já modeladas.




ø  Peças já pintadas.




ø Conjunto montado. Utilizei parafusos franceses na falta de outros melhores, porem esmerilhei o quadrado que tem por baixo pra evitar amassar o condensador e também para ficar bem faceado com a peça.





















ø Vista superior.



ø Detalhe do parafuso da carcaça da ventoinha. Coloquei o suporte entre o alumínio e a carcaça e precisei aumentar o tamanho dos parafusos.



ø Detalhe do calço de borracha superior.



ø Vista da parte inferior. O suporte de ferro é preso pelo próprio calço de borracha.



ø Vista lateral, aqui vai um comentário importante. Esta montagem deixa espaços entre o condensador e o radiador o que pode prejudicar a troca de calor feita no condensador. Acontece que a ventoinha puxará o ar por essa fresta evitando a sucção através do condensador. Para resolver este problema é preciso fechar estas frestas com espuma. Na próxima atualização coloco as fotos deste processo.




ø  Peça já no lugar, mas notem que ele esta meio deslocado para o lado do alternador. Pela minha dedução, uma vez que a rosca do calço lateral é fixa, creio este calço lateral deveria ser mais fino que o inferior para o radiador chegar para  lugar certo. O problema é que não encontro esse calço de um tipo mais fino, estou pensando em usar um daqueles que vão nas condensadoras de ar condicionado split residencial, que tem exatamente a medida pra compensar essa diferença.

ø  IMPORTANTE: Observem que coloquei a ventoinha na mesma direção da ventoinha principal, não achei que causou tanta interferência de fluxo, porem decidi inverter e colocá-la oposta à principal, o que sera visto em fotos posteriores quando colocarei as espumas e o radiador novo.


Por hoje é só, em breve coloco mais fotos.


18/12/2015

Pintou mais um tempinho, então vou colocar mais algumas fotos.

V - Preparo da caixa evaporadora:

Nesta etapa também é necessário fazer alguns cortes e modelagem em papelão, bem como uso de resinas de fibra de vidro e pintura.

ø  Aqui temos a caixa de ventilação forçada original, e logo atrás o evaporador já removido de dentro da carcaça original do Kit.






























ø  Aparentemente não caberá dentro da evaporadora, mas as aparências enganam, podem acreditar.












 ø  Vista lateral. Originalmente dentro desta caixa, poderia haver um radiador que circulava a água  do motor para aquecimento do carro, porem no Brasil o que interessa é gelar não é mesmo?





 .ø  Para começar, marque na lateral da caixa as dimensões aproximadas do evaporador, depois abra um pequeno corte triangular por onde começará a cortar.






ø  Caixa já cortada, porem precisará de ajustes, faça-os a medida que o serviço pedir. Pode usar a serra e uma lima para aparar as arestas.






ø  Ajuste o corte de modo ao evaporador encostar na quina do quadrado estampado no plástico como na foto abaixo.









 ø  Vista pelo lado do tubos de conexão.



















ø  Olhando por cima, pode-se ver a posição que o evaporador fica na caixa. Esse é o sentido da passagem do ar forçado pelo ventilador. Como o evaporador tem uma área maior que o radiador de ar quente, sera preciso abrir as laterais pra melhorar a vasão do ar. Mais na frente veremos uma figura.























ø  Uma vez feitos os cortes, precisamos cobrir as laterais. Para isso modelei uma peça com 3 funções: 1º cobrir as laterais para o ar não escapar, 2º servir de calha para a água condensada escorrer para o fundo da bandeja e depois sair pelo dreno e 3º servir de canalizador de ar soprado para a lateral direita do evaporador. Desloquei o excesso de tamanho do evaporador para a direita, visto que na esquerda já está a pedaleira de freio num espaço bem  apertado.






ø  Por ser complexa, esta peça foi moldada com  recortes de papelão e deu bastante trabalho. Fiz o molde cortando e grampeando os pedaços e depois de colar com Tec bond retirei os grampos.



ø  Um vez moldada a caixa, de uma demão de primer e cubra tudo com fibra e resina de fibra.



ø  Apare as pontas e ficara com este aspecto. Não dá pra fazer com muita perfeição em casa, ainda mais fazendo só uma vez, mas da pra melhorar a aparência passando um plastic e lixando depois. Para retirar o papelão de dentro, basta molhar que ele dissolve.





ø  Aplicação de plastic.






























ø  Peça já lixada, ajustada e pintada.




 Na próxima postagem, coloco as fotos do preparo da tampa do lado esquerdo. Até mais.



13/01/2016

V - Preparo da caixa evaporadora (Continuação)

Pintou mais um tempinho, e tenho mais algumas fotos para postar. Desta vez mostrarei a cobertura do lado esquerdo do evaporador e o anteparo canalizador de ar.




ø  Como ja disse antes, a tampa deste lado não pode ser projetada para fora por causa do pedal do freio, então modelei esta peça bem justinha no papelão.



ø Visão da parte de dentro. Reparem que com este formato alem de isolar o lado de fora como uma tampa, ela também serve como calha para escoar a água condensada e ainda serve como base de apoio do evaporador.
















ø  Molde.
















ø  Peça cortada.

















ø  Peça moldada. Como neste lado os tubos do evaporador ficariam bem próximos a esta peça, pensei na hipótese de acontecer condensação do lado de fora, resultando em pinga pinga no pé do acelerador. Para evitar isso, revesti esta peça de alumínio com KPO, que acaba sendo um mau condutor de calor contornando este problema.


V - Preparo da caixa evaporadora (Continuação)

Anteparo canalizador de ar:














ø  Neste ponto eu tinha dois problemas. 1º - Precisava canalizar o ar na direção do evaporador sem fugas por baixo, e 2º- precisava fazer com que a água escorresse para o dreno na parte de trás (mais agarrada a parede corta chamas) sem que o próprio ar passante não jogasse água pra todo lado. A solução foi moldar esse anteparo em fibra e coloca-lo sobre esta tira de borracha com 3 pequenos locais vazados por onde a água escorreria sem perturbações para a parte de trás. Desta forma o evaporador ainda ficou suspenso, evitando que apodreça rápido por estar em contato direto com a água empoçada.






























ø  Anteparo visto pelo local do ventilador.




 ø Vista da posição do evaporador sobre o anteparo. Nesta figura é possível ver a importância da primeira peça de fibra que abre espaço lateral para passagem do ar aproveitando melhor a superfície de contato do ar com o evaporador.

















 ø Anteparo pintado.






















 ø Vista da posição do dreno, que sai pelo fundo próximo à parede corta chamas. A borracha redonda eu tinha na sucata, não sei dizer do que era originalmente, mas pra mim serviu. Acredito que nas lojas de borracha tenha alguma coisa similar que de pra adaptar.




















 ø  Dreno visto da parte de dentro.  Outro comentário. O fundo da minha bandeja já tinha um reparo em fibra, em algum momento da vida do carro ela deve ter rachado.


V - Preparo da caixa evaporadora:

Montagem:













 ø  Aqui pode ser vista a caixa evaporadora por baixo e já com as duas tampas laterais e com o dreno. Não sei quanto tempo vai durar e se foi a melhor opção, mas como era o único recurso ao meu alcance no momento, acabei usando silicone acético para fazer as vedações entre as tampas e o corpo da caixa de ventilação.






























 ø  Vista da tampa da lateral esquerda, notem a cobertura de KPO na peça de alumínio. Sobre o parafuso fenda na foto... Ele foi usado em ambos lados pra forçar o anteparo canalizador sobre a borracha do fundo de forma a manter sua inclinação de mais ou menos 45 graus para que o ar desça e va na direção do evaporador.





























 ø  Vista da tampa esquerda. Foi fixada com 4 parafusos com arruelas e porcas por dentro. Sem o ventilador e pela parte da frente é possível acessar as tais porcas.





























 ø  Vista das conexões das mangueiras. Esta foto sem querer já mostra um outro problema que vou mostrar logo logo. A caixa invadiu um pouco o lado do porta luvas, então tive que fazer um ajuste.
















  ø  Vista da tampa da esquerda e do chicotinho do ventilador. Antes de montar o painel sera necessário passar mais dois fios junto com este chicote, para a ligação da chave do termostato. É bom passar antes de montar tudo, acabei cometendo esse erro e tive muito trabalho.





ø  Esta foto mostra o problema da caixa invadindo o porta luvas uns 2 centímetros.































ø  Ficou meio feio, concordo, mas foi a única saída. Aqueci e modelei o plastico no fundo do porta luvas para abrir espaço para tamba encaixar. Funcionou.

Bem, por hoje é só. até breve.

26/01/2016

V - Preparo da caixa evaporadora (Final)

Nesta etapa vou mostrar a colocação da caixa evaporadora no lugar bem como as ligações das mangueiras a ela.




ø  Vista traseira da caixa evaporadora onde pode ser vista a válvula de expansão termostática (expansora). Note que o bulbo do tubo capilar dela está bem envolvido em um material isolante, que já vem com a válvula e se assemelha a um pedaço de mata asfáltica. A função dessa válvula é aumentar a passagem do gás no lado de alta pressão quando o gás que retorna pelo lado de baixa pressão vier quente demais. O mesmo acontece no sentido inverso. Se o gás chegar muito frio, ela reduz a passagem no lado de alta, equilibrando o sistema. Os tubos do evaporador também estão vedados com uma borracha para evitar que o ar escape.



ø  Achei útil colocar esta foto pois aqui, pode ser visto o bulbo do tubo capilar travado bem encostado no tubo de baixa pressão (acima) antes de receber o isolamento. Este isolamento é importante para evitar que a temperatura externa influencie no trabalho da válvula, ela precisa "sentir" a temperatura do tubo de baixa e controlar a passagem do gás. O isolamento também evitara a condensação e famosa gota d'água no pé do carona.






























ø  Visão geral da caixa evaporadora já o lugar































ø  Close na lateral da evaporadora. Observe que é meio inclinada pra baixo. Não foi por acaso, veja na próxima foto.




ø  Mesmo com a inclinação é bem trabalhoso de se colocar este parafuso no lugar.




















ø  Este trio de fotos mostra o local de passagem das mangueiras, que originalmente vem com a tampa de borracha. Por sorte os tubos ficaram bem alinhados, porem infelizmente a válvula de expansão tem sua saída para o lado, o que me forçou a usar um recurso que será visto em breve.

Antes de prosseguir precisamos ter uma noção geral da posição dos componentes do sistema de ar condicionado. A figura abaixo mostra a sequencia dos componentes, porem o kit não deixa dúvidas, pois as medidas de cada conexão terminal é diferente, então não há como errar.

















Explicação da figura: Evaporador: fica dentro do carro onde o ventilador sopra o ar que sai gelado. Compressor: faz o bombeamento do gás pelo sistema. Condensador: fica do lado de fora junto com o radiador do carro, serve pra jogar pra fora o calor que estava dentro do carro. Gás: é o meio de transporte do calor. Filtro Secante: retém qualquer água e possíveis sujeiras do gás. Válvula de Expansão: controla o quanto de gás vai passar para dentro do evaporador, abrindo e fechando um orifício capilar super fino.

Funcionamento do ar:

O principio do ar condicionado segue às leis da termodinâmica e depende da forma como a energia presente nos gases se comporta. A ideia básica é a troca de calor, onde o frio é resultado da retirada do calor. Não existe o frio e sim a ausência do calor.

Esta ilustração tosca vai ajudar a entender. Imagine um tubo d'água com 10 metros de largura desembocando a água sob altíssima pressão em um micro tubo capilar de menos de meio milímetro... e quando a água sai pelo outro lado do micro tubo encontra outro tubo, só que dessa vez com 50 metros de largura sem nenhuma pressão e até com um certo vácuo... Agora troque a água por um gás e entenderá o pulo do gato.

O gás com altíssima energia e pressão antes da válvula de expansão passa por ela perdendo sua energia, e quando encontra o vazio confortável e amplo do evaporador acaba roubando a energia das suas paredes pra se reequilibrar. Resultado... retirada de calor que igual ao frio no evaporador.

Nessa ilustração também dá pra entender o porquê do ar ligado "roubar" a potência do motor do carro... o compressor faz muita força pra bombear esse gás por esse micro tubo. Outra conclusão é sobre a importância do vácuo antes de se colocar o gás. Se houver água no sistema, ela vai virar gelo justamente dentro daquele micro tubo onde o gás passa super apertado, bloqueando sua passagem e fazendo o ar parar de gelar, o vácuo antes da carga retira qualquer umidade.

Então agora com esses conceitos já esclarecidos vamos continuar a montagem.

VI - Montagem das mangueiras:



 ø  Estas são as mangueiras que fazem a ligação entre os componentes do sistema que vimos na figura anterior. Estes terminais de ligação tem medidas diferentes e só se encaixam no lugar certo para este Kit. Como já disse anteriormente não tem como errar, porem eles vem soltos e precisam ser prensados nas mangueiras. Antes de cortar, busque a posição mais confortável para as mangueiras, não as monte tensionadas ou contra ao seu formato curvo natural, senão causará fadiga e ruptura precoce dessas mangueiras.





























ø  Aqui vemos as mangueiras já prensadas. este serviço foi feito na Firmang, que é uma loja especializada em mangueiras e conexões industriais de Niterói, procure uma equivalente na sua região. Não é um serviço barato, tenha certeza do tamanho e marque a posição exata dos terminais para quem for prensar. Essas mangueiras são muito caras, precisei comprar uma maior para ligar o compressor ao condensador, por que a que veio no Kit era curta para a forma que fiz a ligação. A mais grossa da esquerda é a de baixa pressão que vai do evaporador para o compressor. A da direita mais fina, é a de alta pressão que vem do condensador, passapelo filtro e vai ate a válvula de expansão.


ø  Nesta adaptação, foi preciso montar a evaporadora em uma posição não muito favorável aos terminais quem vem no Kit, por isso comprei esses em uma loja especializada em refrigeração automotiva, dessa forma,evitei ângulos que forçassem as mangueiras demais ali por baixo do painel. Este é o recurso ao qual me referi há pouco.





























ø  Este tubo curvado foi a solução que encontrei para  não torcer demais a mangueira. vamos ver como isso vai se comportar lá na frente. Mas já informo que a posição de trabalho é horrível e muito apertada, haja coluna.







































ø  Detalhe da saída das mangueiras pela borracha da furação original.





























ø  Detalhe das mangueiras com vista por dentro do compartimento do motor.





























ø  Detalhe das mangueiras no compressor.







































ø  vista da curvatura suave.








































ø  Para fixar, utilizei estas presilhas de PVC da Tigre para fixação de eletrodutos. Deu certo e ficou com uma boa aparência.





























ø  Esta figura mostra a mangueira de alta pressão que vai para do compressor para o condensador. Fiz a passagem por trás do pára-choques envolvente logo abaixo da alma de ferro, foi o local que mais evitava ângulos acentuados.





























ø  A foto não esta muito boa mas dá pra ver o recurso provisório que usei pra evitar que a mangueira fique atritando com a saia do carro. Depois farei os suportes de metal pra fixar a mangueira longe da lataria. Usei algumas voltas de câmara de ar e prendi com as abraçadeiras plásticas.



























 ø  Vista da frente. Olhando assim a primeira vista parece que ficou estranho e chamando muita atenção, mas depois que o carro pegou umas poeiras, lamas e sujeiras e recebeu a primeira lavagem tudo ficou igualado, nem da pra notar que tem uma mangueira ali de baixo.

IVa - Colocação do filtro secante:





























ø  O filtro secante possui uma entrada e uma saída, e no centro esta porca sextavada que precisa ser retirada para a colocação do pressostato. Esta peça é um dispositivo de segurança que desarma o compressor caso a pressão atinja níveis indesejáveis e prejudiciais ao sistema. não lembro exatamente qual vem no Kit,mas digo que é um universal que interrompe tanto com altas ou baixas pressões.





























ø  Filtro sem a porca. Obs. Foi difícil retirá-la, vem muito apertada e parece que nasceu ali, mas sai.






























 ø  Pressostato.





























ø  Filtro já no lugar. Fixei no parafuso do próprio radiador pelo lado do motorista. A mangueira que liga o condensador ao filtro é bem curta e passou muito bem pelo lado da carenagem da ventoinha. Acho que em outras fotos da pra ver melhor. Já o segmento visto na foto acima sai do filtro e segue direto para a válvula de expansão no evaporador lá dentro do carro.

Por hoje é só! Na próxima postagem começarei a mostrar a ligação da parte elétrica, vou fazer um diagrama bem simples de entender para quem não conhece muito de elétrica. Até breve.

08/02/2016

Pintou mais um tempinho, vamos prosseguir.

VII - Ligação Elétrica:

Da mesma forma que aproveitamos a caixa de ar forçado para transformar em evaporadora, vamos aproveitar a ligação elétrica original do ventilador para fazer funcionar o ar condicionado. Nada da ligação original será modificado, por tanto não será preciso nem alterar fusíveis da caixa. Apenas precisará ser instala um linha protegida por um relé grande que sairá direto da bateria. Fiz uma figura a mão livre mesmo para ilustrar o esquema elétrico, e a partir dela, vou fazendo a explicação de como ligar tudo.

Antes de mais nada, passe um cabinho com dois fios junto com a fiação do do ventilador conforme a seguinte figura.





























Agora prenda os relés na posição.


Analise o seguinte diagrama:





























Vamos iniciar o raciocínio a partir do momento em que é acionado comando do ventilador (chave de 3 velocidades do painel do carro). Em qualquer das 3 velocidades a resistência do ventilador (próxima figura) receberá 12 Volts já protegidos pelo fusível original do carro, porem como esta fiação é pequena para acionar o compressor e a ventoinha suplementar, são necessários 2 relés auxiliares. O 12 Volts na resistência servirá como um "sinal", apenas para acionamento dos relés (posição 86).

Para acionar o compressor e a ventoinha será necessário passar um fio positivo ( linha 30) direto da bateria até um fusível grande independente. Este sim protegerá o sistema do ar condicionado adaptado. A partir do fusível, faça as ligações no terminal 30 dos relés. O polo negativou (linha 31) ser feito em qualquer parte metálica da carroceria. Faça a ligação bem feita com um olhal e aperte bem o parafuso. Vale lembrar que o compressor tem seu polo negativo na própria carcaça,então ao colocá-lo no lugar já estará com negativo ligado.





























ø  A resistência possui 3 fios, sendo que o primeiro (branco) recebe os 12 Volts de sinal para os relés. Observe que o fio branco se liga no fio preto que vai para o termostato dentro do carro e retorna como azul. Graças a este retorno, caso seja desarmado o termostato ou o botão floco de neve o ventilador continuará funcionando.

 Faça as ligações conforme o esquema. Neste terminal não recomendo colocar capa, por que a resistência esquenta muito e provavelmente vai derretê-lo. Observem ainda que nem foi preciso cortar o fio original, bastou usar um conector maior que se encaixa perfeitamente sobre o terminal de contato da resistência.





























Por hoje é só. Vou melhorar este texto sobre elétrica, não está muito didático.


10/03/2016

Pintou mais um tempinho, vamos prosseguir.

VIII - Primeira carga de gás:

Uma vez que todo o sistema estava montado e eletricamente conectado, levei o carro para colocação do gás. Cheguei a pensar em comprar as ferramentas, mas desisti por causa do custo, e mesmo que comprasse quase nunca iria utilizar. Preferi levar para uma amigo colocar o gás e fazer os primeiros testes.



Conclusão da primeira etapa dos serviços:

O Ar gelou, isso foi bem gratificante depois de todo esse trabalho, porem gelou pouco e mal na minha opinião. Depois que você termina uma etapa e testa, alguns problemas aparecem e é preciso resolvê-los. É como diz a frase: 1% de inspiração e 99% de transpiração até tudo ficar perfeito.

Problemas encontrados:

1-  Condensação de umidade no terminal da mangueira antes da válvula de expansão dentro do carro (água pingando no pé do carona e molhando o carpete).

Pode ser apenas falta de isolamento, mas suspeito que a carga do gás tenha sido feita incorretamente. Acontece que não instalei válvulas de carga nas mangueiras, uma vez que percebi duas válvulas atrás do compressor, porem quando tentamos encaixar o manômetro do gás, vimos que só havia como usar um lado de cada vez, assim não foi possível verificar a diferença de pressão ideal em ambos lados do sistema. A massa de gás (em gramas) precisa estar de acordo com as dimensões volumétricas do sistema, e caso isto não esteja correto, poderá ocorrer condensação em locais indesejados.

Solução: retirar as mangueiras e colocar as válvulas de carga independentes e verificar a carga de gás correta e paralelamente melhorar o isolamento do local com "tubo esponjoso" ou massa de calafetar.

2- Ar gela bem à noite e fica ruim de dia.

Este item também poderá sofrer participação acumulada de outros de outros problemas, porem sofre muito mais com esta situação: O ventilador de ar forçado original possui a ventilação aberta, ou seja puxa o ar quente de fora. Este fato causa trabalho extra para o sistema de ar. Se o ar está muito quente, o desempenho da refrigeração cai. Acho que vou precisar fazer ou comprar o duto que canaliza o ar de dentro do carro em direção ao ventilador, isolando assim o compartimento do motor. Dessa forma o ar utilizara o ar do interior do painel do carro para refrigerar, sendo que este ar interior é bem menos quente que o que sai pelo compartimento do motor.

Solução: Instalar duto de canalização tornando a circulação fechada.

3- Interferência da ventoinha suplementar sobre a principal (trabalham simultaneamente)

Coloquei as ventoinhas uma na frente da outra, acho que esta havendo interferência dos fluxos, e outra problema é que trabalham ao mesmo tempo o que poderá aquecer o carro e aumentar o tempo de acionamento da ventoinha principal, sobrecarregando o alternador original de 35 amperes.

Solução: Colocar a ventoinha suplementar na posição inferior, oposta a da principal e instalar um relé de 5 pinos (NA/NF). Assim quando a ventoinha principal for acionada a suplementar se desligará. Não sabia da existência desse relé, acabei descobrindo sem querer na internet. Também posso eliminar a ventoinha suplementar e colocar a principal para trabalhar com duas velocidades, para isso preciso instalar a resistência original que vinha nos gol ou santana com ar de fábrica.

4- Passagem reduzida do Fluxo de ar pelo condensador.

Observei que como a principio não isolei com espuma o espaço entre o radiador e o condensador, o ar estava passando pelos lados e não por dentro do condensador. Isso reduz a dissipação do calor do condensador e prejudica o desempenho do sistema de ar.

Solução: Colocar espuma.


5- Marcha lenta afetada pelo peso do compressor quando acionado.

Nos carros a injeção, a própria central eletrônica regula a marcha lenta quando acionamos o ar, porem este carro é carburado e possui um carburador miniprogressivo. precisei regular a lenta com o ar ligado, mas ao desligar o ar o carro fica acelerado, o que me incomoda.

Solução: Instalação de uma cápsula "kicker". Esta cápsula varia a rotação do motor pra mais automaticamente quando o ar é acionado. O problema é que o miniprogressivo não possuía esta cápsula originalmente, então precisarei adaptar uma.

Bem pessoal por hoje é so. estou parcialmente satisfeito e com bastante trabalho ainda pela frente. Assim que fizer avanços coloco aqui. Um abraço Hugo.



14/01/2018

Olá amigos.

Depois de muito tempo longe, voltei aqui pra informar sobre os progressos no trabalho de adaptação do ar condicionado no Gol, o que é justo, pois imagino que alguns de vocês devam estar se perguntando se o sistema adaptado funciona ou não e se vale a pena ou não.

Estes últimos dois anos foram bem movimentados, casei, me mudei pra longe das ferramentas, fiz o motor do carro e outras coisas mais... tudo isso me distanciou da tarefa do ar condicionado. Mas como tudo que a gente começa deve terminar, aqui estou. Seguem as atualizações.

Retrospectiva:

ø  Nos últimos acontecimentos, eu tinha deixado uma lista de suposições para tentar compreender o mau funcionamento do ar, porem já naquela época, por falta de tempo, não mexi em mais nada e fui utilizando o carro e o ar sem fazer nenhuma das tarefas propostas, resolvi conviver por um tempo com a baixa eficiência do sistema, péssima marcha lenta no gás e pingos d'água nos pés do carona. Aliás, umas tarefa eu fiz. Inverti a posição da ventoinha suplementar, passando-a de cima pra baixo, e coloquei as espumas vedando o espaço entre o radiador e o condensador, porem isto não refletiu em grande diferença na eficiência. Continuou fraco.

Depois de certo tempo utilizando o ar, creio que após uns 2 meses, começaram a surgir alguns problemas estranhos, que nesse primeiro momento não fizeram muito sentido... Primeiro, o fusível do sistema de ventilação queimou (fusível numero 17) e acabei substituindo provisoriamente por um de valor bem maior que fez voltar a funcionar (um erro, depois vão entender o motivo).


















Algum tempo depois o ar (compressor) começou a parar de funcionar do nada. Seguindo a mesma tendencia o sistema de ventilação também passou a parar do nada e não responder. Por fim passou a funcionar de forma intermitente.

Diante dessa situação, confesso que dei uma desanimada e larguei a coisa quieta e não mexi mais. Passou bastante tempo assim, até que em certo momento por motivo que não recordo, precisei retirar o gás do sistema, que ficou vazio e inoperante.

Tempos Atuais:

ø  Em meados de 2017, parei o carro para fazer o motor, e como estava tudo fora do lugar resolvi retomar o trabalho do ar. A primeira tarefa era a colocação das válvulas de carga nas mangueiras, o que foi feito.

Aproveitei o ensejo para concluir a colocação do termostato dentro do porta luvas, o que pode ser visto na sequencia de fotos abaixo. Ficou bom, o único inconveniente é que sempre que for desmontar o painel será preciso remover antes o termostato, pois o tubo capilar entra por um furo que vasa de dentro do porta luvas ate a frente do evaporador. Se remover o painel sem tirar o termostato, vai destruir o tubo.

Para prender o termostato, utilizei uma peça de suporte de TV.




 Devidamente modificada, ficou conforme abaixo.
















 Peça concluida













 Peça já no lugar. A foto ficou meio ruim mas dá pra ter uma ideia. O conector era do motor de uma geladeira velha que desmontamos pra descartar.


Nem tudo são rosas,  quando comecei de fato a remontar o sistema e suas mangueiras, tive uma surpresa. O sistema estava bastante sujo de uma espécie de borra do próprio óleo, que inclusive estava formando um tipo de cristalização nas mangueiras e válvula expansora. Outro problema foi que nas conexões das mangueiras que chegam no filtro secante havia oxidação. Seguem as imagens.









































A saída foi limpar todo o sistema com redutor (Thinner) e ar comprimido, mangueira por mangueira, evaporador e condensador, e válvula expansora até não restar mais sujeira. Comprei novos oring's de borracha, um filtro secante novo e montei todo sistema novamente com cuidado, refiz as ligações elétricas e deixei o sistema pronto para nova carga do gás. Após isso, levei até uma oficina especializada que possui uma daquelas máquinas tipo um carrinho de pé.

Obs.: No caso da válvula expansora, precisei retirar a porca com encaixe de chave allen e fazer a limpeza interna. Existem três agulhas dentro da válvula, cuidado para não perdê-las. E caso vá limpar, memorize a posição relativa dessa rosca em relação ao corpo da válvula.

Segunda carga de gás:

Foi feita a carga com adição de contraste através das novas válvulas de carga, o que permitiu monitorar a pressão dos dois lados do sistema.. Felizmente não havia vazamento, porem a pressão estava subindo de mais a medida que era adicionado o gás, neste ponto o técnico da oficina percebeu que a ventoinha suplementar não estava dando conta de baixar a temperatura do condensador sozinha. Então ligaram a principal direto com um grampo e terminaram de adicionar o gás até a quantidade ideal de 650g.

Mais uma vez, o ar gelou, mas não gelou tão bem como eu gostaria. Conversamos e chegamos a conclusão que seria necessário contornar duas variáveis. Primeiro, seria solucionar a questão da ventoinha suplementar, a fim de dissipar suficientemente o calor, e em segundo lugar, seria necessário colocar o canalizador de ar (foto abaixo) por cima do ventilador para o que o ar seja admitido do interior do carro em circuito fechado e não do exterior a quente como esta acontecendo.




Segundo a experiência deles, o compressor é bom e não seria a fonte do problema. Eles perceberam tocando na mangueira do retorno (baixa) na parte logo em cima do compressor, que o sistema estava gelando plenamente. A mangueira estava bem fria, a ponto de congelar a umidade do ar no local formando aquela poeira branca de gelo.  Segundo eles isso seria um indicativo de que estava gelando bem, porem esse bom funcionamento não se refletia na baixa temperatura ideal dentro do carro.

Então, somente depois de contornar as variáveis (ventoinha e retorno de ar), poderíamos quem sabe substituir algumas outras peças em busca de um possível defeito ou componente ineficiente presente no kit. Em um segundo momento a duvida recairia sobre a válvula expansora. Quem sabe mais pra frente com todas as variáveis eliminadas, possamos afirmar que a evaporadora seja pequena para o trabalho, o que já desconfio.

Conclusões:

Após todas estas etapas na oficina, um dia depois de fazer a carga de gás, tentei usar o ar condicionado do carro no deslocamento até a casa dos meus pais, cerca de 20km. No meio do caminho senti um cheiro de plástico queimado, cheguei a pensar que pudesse ser alguma sobrecarga no fusível da ventoinha principal, já que ela estava ligada direto por muito tempo.

No caminho, fui observando e notei que quando desligava o ar o cheiro diminuía. Ao chegar em casa fui analisar mais cuidadosamente a situação e acabei entendendo que havia um conjunto de problemas inerentes ao meu carro, os quais estavam acontecendo desde a primeira carga de gás, aqueles tais problemas estranhos que comentei lá atrás.

O "X" da questão e causa dos problemas.

Eram problemas conjugados. O fusível da ventoinha do Gol deveria ser originalmente o número 19 (25 amperes) e o do sistema de ventilação o número 17. Por algum motivo no meu carro esta ligação estava errada, juntando a carga da ventoinha e do sistema de ventilação em um fusível só (17).

O carro funcionou  assim por muitos anos sem queimar o fusível, porem quando instalei o ar, a ventilação passou a ser usada constantemente e certamente isso ajudou a queimar o fusível que já deveria estar trabalhando quente ao longo dos anos. Quando coloquei o de maior amperagem resolvi parcialmente o problema, não queimou mais, porem com a carga constante do ventilador mais ventoinha acontecendo no uso do ar, provavelmente aumentou o aquecimento do fusível e o consequente mau contato no encaixe o que causou o derretimento da caixa. Isso explica por que o ar desarmava o ventilador e o compressor do nada sem explicação.

Mas pra encucar mais, as vezes o compressor também desarmava sozinho  mantendo o ventilador ligado, o que me confundia muito e não deixava entender o problema.  Quando fiz a segunda carga de gás o técnico afirmou que a ventoinha suplementar estava fraca e resolveu ligar a principal direto. Isso chamou minha atenção e me fez perceber que  a ventoinha ou veio com defeito de fábrica ou estragou muito rapidamente, pois estava com o fio partindo dentro  cabo que a ligava, ela trabalhava com a rotação menor do que deveria e as vezes parava de vez.

Resumindo: Mau contato, ventoinha ruim, pressão do gás subia muito e o pressostato  universal desarmava pra proteger o sistema, porem sem desligar o ventilador, pois o mesmo estava acima desse circuito.

Tentei reparar a ventoinha, mas a mesma é blindada e teria que ser substituída. Nesse optei por colocar uma ventoinha principal pra funcionar junto com o ar.

Foto:  A ventoinha perdia  velocidade e trabalhava mal devido ao fio partindo.






































No momento estou aguardando retorno do fornecedor do canalizador de ar para fechar a circulação externa. O vendedor simplesmente não reponde. Mês que vem comprarei a ventoinha nova. Assim que obtiver progressos escrevo aqui para vocês.

Um abraço até a próxima.

21/08/19

O que é fazer adaptações e não ter tempo hábil para tocar o serviço... Estamos em 2019 e ainda não dei por finalizado o projeto. Já tenho um segundo carro e tenho usado menos o Gol, porem fiz mais algumas modificações como a ligação em paralelo do sistema do ar com a ventoinha principal.

Ligação Permanente da ventoinha principal quando acionado o Ar.

O cebolão do gol tem dois fios e funciona basicamente como normalmente aberto (NA) então para acionar a ventoinha automaticamente quando o ar for ligado, precisava fazer uma ligação em paralelo. Para isso construí o seguinte conector. Essa ligação elimina a necessidade da ventoinha suplementar e do tal relê NA/NF que já falei anteriormente.




Foi utilizado um conector genérico desses vendidos em loja de elétrica. Fiz um jumper fechando curto entre os dois encaixes e deixando a saída para o cebolão pelos terminais de cor azul na frente. Os fios azul e amarelo, vão para o relé do ar condicionado e os encaixes restantes recebem os fios originais  que iam no cebolão. Dessa forma, a ventoinha liga normalmente pela parte elétrica do carro quando o motor atinge a temperatura de trabalho, porem caso ela esteja desarmada e o ar cond. entre em funcionamento, automaticamente será acionada pelo relé auxiliar que fechá o circuito.

Curiosidade: O sistema de ar condicionado se vale da dissipação de calor feita pela ventoinha para equilibrar as pressões entre os lados de baixas e altas pressões, sendo assim, poderíamos utilizar um segundo pressostato de alta pressão para que a ventoinha pudesse trabalhar em duas velocidades. Quando a pressão chegasse em níveis altos, a ventoinha aceleraria até o máximo, e assim que pelo movimento do veiculo ou diminuição da temperatura ambiente, a pressão diminuísse, esse pressostato secundário colocaria em série a resistência que diminuiria a rotação da ventoinha. No meu caso, como não tenho esse recurso, ela trabalhará na velocidade máxima 100% do tempo.

Duto canalizador de ar.

Depois de muita espera com o vendedor no M. livre, que parece que não quer vender, recebi a peça, porem desisti de usar. A qualidade é muito baixa e decidi construir eu mesmo um canalizador de ar. A peça nem parece que serve para gol. Muito ruim mesmo.


Caixa de fusível:

Devido ao problema dos fusíveis 19 e 17, o encaixe da posição 17 estragou. Depois de muito custo consegui uma caixa de fusíveis nova e original para colocar no lugar. Na ocasião que for trocá-la, vou religar a fiação da forma certa, porem ainda não tive tempo fazer.

O ar tem funcionado, porem não a 100%. Nessa época  fria gela de boa, mas tem que funcionar bem é no verão. Assim que fizer algum novo progresso posto aqui. Desculpem a morosidade, mas a falta de tempo inviabiliza tudo.

Até mais.

121 comentários:

  1. Respostas
    1. Ta quase pronto. Faltam só uns detalhes. Logo posto mais fotos, estou sem tempo.

      Excluir
    2. Conseguiu resolver o problema da refrigeração do carro?

      Excluir
  2. boa tarde, você terminou este projeto? nos deixou bastante curiosos. Por gentileza partilhe o resultado final, pois o números de apaixonados pelo quadrado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta quase pronto. Faltam só uns detalhes. Logo posto mais fotos, estou sem tempo. Um abração.

      Excluir
  3. Muito engenhoso esse projeto, estou realizando um nesse modelo de cx para o meu voyage, mais estou utilizando um cx Tripac ela é maior e vou ter q aprofundar a parte de baixo da cx original.
    http://carmaniacs.com.br/forummm/index.php?showtopic=20470

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem interessante, esses trabalhos são legais de fazer né? rsrs Cara, a medida que for fazendo, vai galgando ela no lugar pra ver se ela entra, por que a caixa da ventilação forçada trabalha quase encostada no carpete do tunel. Se ficar muito projetada pra baixo não vai encaixar no lugar. Um abraço, boa sorte e bom trabalho!

      Excluir
  4. Sim eu estava com um amigo que tinha a cx original com a evaporadora para tirar o molde, mais ele vendeu kkkk,mais estou parado com o projeto no momento.
    Em janeiro devo retomar para finalizar ele, e em relação a altura entre o tunel e a cx eu estou tentando seguir o desenho da original que ela é mais alta na parte de cima e vem descendo conforme o espaço aumenta.
    Vlw sorte no projeto e vou acompanhando de perto.

    ResponderExcluir
  5. Olha o que achei hj http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710544901-ar-condicinado-golvoyage-saveiroprimeira-geraco-quadr-_JM#questionText

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara que maneiro isso. Deu vontade de comprar um e guardar só pra ter. Valeu por compartilhar.

      Excluir
    2. Se eu soubesse da existência desse kit parcial não tinha gastado tempo nessa adaptação... rsrs Mas agora já comecei, preciso terminar!

      Excluir
  6. Sim eu tbm e não tá caro em vista do gasto e tempo que se leva uma adaptação. Encontrei por acaso no clube do gol quadrado.

    ResponderExcluir
  7. Ta ficando bom hein to me animando pra voltar com meu projeto.

    ResponderExcluir
  8. Me tira uma dúvida, esse parafuso que prende o suporte do compressor qual é a medida dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romério, essa vou ficar te devendo. Não lembro a medida de cabeça, teria que descer lá e soltar o parafuso pra ver. Mas já tem muita coisa no caminho, inclusive protetor de cárter. Um abraço.

      Excluir
  9. Tranquilo eu vou dar um pulo em uma casa de oarafusos e comprar um mais ou menos na medida que já prende alguns componentes ao motor.

    ResponderExcluir
  10. Opa
    Legal seu tópico. ..
    Vc sabe me dizer se da pra adaptar o comando dessa caixa sem ar na caixa do que tem ar? Tenho uma saveiro painel satelite, mas nao direciona o ar pois o sistema eh a vacuo. Gostaria de saber pois com cabos acredito ter menos problemas. .. desde ja obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, não sei se o painel satelite tem a caixa igual a do painel simples. Se for igual, provavelmente é possível adaptar, mas mesmo assim credito que não valha a pena, pois tem varias linguetas, travas, conduítes e cabos de aço pra colocar no lugar e ajustar. Você precisara encontrar essas peças e dará trabalho. Ja que terá que desmontar tudo pra adaptar, acho mais vantajoso revisar o sistema de vácuo. Limpe tudo, coloque mangueiras novas e recupere o original. No mercado livre existe até o decalque pra colocar de volta nas teclas...Bi-level etc.. Avalie o que for menos trabalhoso. As vezes é só um vazamento naquele reservatório de vácuo.. Uma braço, boa sorte.

      Excluir
  11. Isso da trabalho hein amigo!

    ResponderExcluir
  12. Show de Bola vai gelar bem esse ar o meu vou ver se termino agora em março.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom,ansioso para ver funcionando.

    Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. No fim de tudo vou ver se da pra inserir um vídeo com as rabiolas nas saída de vento e o termômetro. Mas ainda tenho muito serviço até chegar nesse ponto. Um abraço.

      Excluir
  14. Parabéns cada dia mais evolução. Você é um genio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio Gerson, mas de gênio não tenho nada, sou apenas um curioso com boa vontade. Os verdadeiros gênios por trás desse assunto foram Robert Boyle, Edme Mariote, Gay-Lussac, Jacques Charles e Émile Clapeyron. Esses sim, transformaram ideias em números e tornaram nosso mundo de hoje possível. Eu só tento entender uma parte e compartilhar. Um abraço.

      Excluir
  15. Amigo, em questão de pingar dentro do carro, a válvula de expansão pinga mesmo, a solução é colocar massa anti condensação em volta da válvula agora, gela de noite e de dia fica ruim tem que ver se o filtro secador esta bom, ele fica suado com ar ligado? entra quente sai quente? verificar se a baixa e a alta esta normal? a mangueira de baixa do compressor fica gelada? meu amigo tem N fatores que podem prejudicar ar gela de dia no solzão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E.... se continuar ruim, coloque um filtro secador maior, e um condensador maior.

      Excluir
    2. Como o tempo passa. Me enrolei todo com o dia a dia, e acabei não terminando o projeto ainda. De qualquer forma, muito obrigado pelas dicas, vou segui-las assim que retomar os trabalhos.

      Excluir
  16. Outro upgrade necessário é o uso de um alternador de no mínimo 75A, pelo aumento de consumidores no sistema elétrico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renato, ótima dica, andei afastado dos trabalhos e agora estou pensando em terminar. Usei o alternador original de 35 amperes nos primeiros testes e funcionou normal, mas essa dica considero crucial. Vou me recordar dela.

      Excluir
  17. Tenho uma Parati 93 e tentei por uma caixa evaporadora do escort europeu mais ventilador não deu pressão suficiente.Então resolvir por a caixa original mas tive de comprar o evaporador de alumínio porque fui informado pelo técnico que a original dela não ia ficar bom,porque era de cobre.Mas estou insatisfeito com o ventilador porque a velocidade não é tão boa,e queria por um ventilador de quatro velocidades para melhorar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenta adaptar o ventilador do Santana GLS. é o mesmo tipo, porem com mais essa velocidade extra. Só que ele é acionado por botões e não por chave de giro. A chave de giro no Santana já começa ligada na posição 1

      Excluir
  18. Só faltou a foto do painel dentro do carro em, to termostato do botao do ar etc..parabens ficou show

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estive com o projeto parado por falta de tempo. Nisso já passou um ano. Tirarei essa foto, porem o botão do ar foi colocado dentro do porta luvas para não ter q fazer furos no painel. Como só vivera no máximo mesmo não há problemas.

      Excluir
  19. esse ar só gela ou tem ar quente também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SÓ gela. Para passar ar quente nessa mesma caixa de ar forçado, precisaria usar a evaporadora original, o que faria com que não fosse mais uma adaptação e sim uma instalação. Adaptei a evaporadora genérica, justamente no local onde ficaria o radiador do ar quente.

      Excluir
  20. Pelo que vi ele só gela amigo pois no lugar onde iria o trocador de ar quente ele adaptou a universal para ar frio, e para aquecer e gelar teria que ser a cx original com espaço para os dois evaporadores de ar quente e frio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Romero. você respondeu a pergunta acima. Nem tinha observado, senão copiava sua resposta. cara, passou foi tempo e eu sem tempo ainda não acabei o projeto. Mas breve retorno eu acho. Abração.

      Excluir
  21. Respostas
    1. Infelizmente ainda não, ficou tudo na mesma. Parei o projeto por falta de tempo. Nisso já foi um ano, como passa rápido. Mas logo termino eu acho.

      Excluir
  22. Respostas
    1. Infelizmente parado, ficou tudo na mesma. Parei o projeto por falta de tempo. Nisso já foi um ano, como passa rápido. Mas logo termino eu acho. Abração.

      Excluir
  23. Hugo, tenho uma parati gls com ar de fábrica e o próprio sistema original não é muito eficiente desde novo (sim, o carro é meu há mais de 20 anos, rs). No verão, quando passa dos 38 graus, o ar não gela muito e, se ligar o sistema com o motor já quente, demora bastante para refrescar o interior do carro. Acho que o ùnico vw quadrado que gela razoavelmente é a saveiro, rs. Acho que a culpa é desse sistema de radiador e condensador "colado". Já vi que os melhores sistemas são com ambos trocadores de calor funcionado em separado. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não necessariamente. A maioria dos carros os dois funcionam colados. Observe. Creio que seja mais uma deficiência do projeto original mesmo, ou falta de preparo térmico do carro. (isolamentos) Ah, outro detalhe. Esses sistemas eram baseados no gás antigo, moléculas menores R12 - diclorometado (1 carbono). hoje entraram gases novos com moléculas maiores como R134 - tetrafluoroetano (2 carbonos). isso pode afetar muita coisa na eficiência tbm, visto que os sistema é projetado em função do gás...

      Excluir
  24. Cara baita blog, vai me ajudar muuuuuiiiitoo!!! Vou fazer essa adaptação em meu Gol Copa Boxer 1982. O maior desafio que estava encontrando era como utilizar a caixa de ventilação original e adaptar a evaporadora. Com sua experiência vai ficar bem mais fácil pra me ordenar no serviço. A minha ideia também é de ter o radiador de condensação sozinho com ventoinha elétrica própria, já que meu gol é boxer e não tem radiador de água. Talvez até tenha um ganho na dissipação do calor. Claro que não é possível ficar como nos carros modernos mas vai ficar bem melhor do que está. Valeu, Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Só que o formato da caixa evaporadora nos gol BX é diferente eu acho. Confirma antes. Sobre a ventoinha ser exclusiva deve ajudar. Boa sorte ai.

      Excluir
  25. ola amigo!parabéns pelo projeto,muito bem feito mais queria saber do desempenho do carro se altera muita muita,por que que o se carro é a gás natural e o meu tbm é!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Altera um pouco, pq esse compressor Sanden é meio pesadinho. Sei lá achei que ele pesa bem na marcha lenta. mas desempenho nem da pra sentir muita diferença não, mesmo no gás.

      Excluir
  26. Qual é a polegada da ventoinha Suplementar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho certeza agora e nem teria como ver pra vc. Mas creio ser de 30 ou 35mm. Ela é quase da largura exata do radiador.

      Excluir
  27. Então respondendo a sua pergunta depende do seu radiador tem de 8" até 12".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considerando o radiador do modelo sem ar. Acho que dá uns 30 centímetros.

      Excluir
  28. Opa, tenho uma saveiro gl, porem o ar nao gela bem. A lenta tambem me incomoda. Voce ja pensou em adaptar um motor de trava eletrica no lugar do kicker? Derrepente da certo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não. É uma ideia. Mas creio que o ideal seria algum tipo de motor de passo. O problema é configurar esse motor para atuar no intervalo especifico de queda de rotação que o compressor impõe ao motor. Tem um coroa no youtube que fez uma injeção eletrônica monoponto caseira e usou um controlador PIC, para acionar o motor de passo para ajuste da lenta. Acho que a saída seria por ai, pois o PIC controla isso. O problema como sempre é ter tempo para explorar essa área. Tentei baixar o soft no site microchip.com, mas o negocio é confuso. tem que gastar tempo ali. A proposito, se alguem estiver lendo esse link e quiser conhecer o assunto, entra nesse curso do youtube que está em espanhol mas da pra entender. https://www.youtube.com/watch?v=2OE0Py_vmn0

      Excluir
    2. Ainda não. É uma ideia. Mas creio que o ideal seria algum tipo de motor de passo. O problema é configurar esse motor para atuar no intervalo especifico de queda de rotação que o compressor impõe ao motor. Tem um coroa no youtube que fez uma injeção eletrônica monoponto caseira e usou um controlador PIC, para acionar o motor de passo para ajuste da lenta. Acho que a saída seria por ai, pois o PIC controla isso. O problema como sempre é ter tempo para explorar essa área. Tentei baixar o soft no site microchip.com, mas o negocio é confuso. tem que gastar tempo ali. A proposito, se alguem estiver lendo esse link e quiser conhecer o assunto, entra nesse curso do youtube que está em espanhol mas da pra entender. https://www.youtube.com/watch?v=2OE0Py_vmn0

      Excluir
  29. Pessoal, comecei a postar as coisas aqui assim que iniciei os trabalhos em maio de 2015. Infelizmente a falta de tempo e a vida pessoal, não me permitiram terminar a empreitada ainda. não desisti, ainda possuo o carro e está tudo lá do mesmo jeito. Fiquei espantado com a rapidez da passagem do tempo. espero em breve poder concluir a experiencia e postar o resultado aqui pra vocês. Desculpem-me a ausência. Até breve. Hugo.

    ResponderExcluir
  30. Boa noite amigão, que experiência hein, também gosto de mexer em carros antigos, tenho um gol GTS, 2.0 agora injetado eu que instalei tudo, mas amigão me ajuda instalei um kit de ar condicionado original do gol GTI em um cl de um amigo,, peguei o 12v do cebolão dois pinos tá funcionando filé , mas notei que quando ele chega na temperatura de ligar a ventoinha ele liga junto o ar condicionado ,compressor sem estar ligado o botao , errei em algo mas não estou conseguindo achar o erro ,deve ser pouca coisa, mas já estou cansado, me ajudem c souber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, pelo tempo já deve ter resolvido o problema. Me desculpe mas fazia tempo que não passava aqui no blog. Se você copiar o diagrama de ligação que mostrei no post, vai dar td certo. Um abraço.

      Excluir
  31. Bom dia, o compressor teria que ser ligado em algum pós chave, o cebolão fica direto por isso ele arma com a chave fora do carro quando paramos e o motor está quente demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue o diagrama do post. Não da pra ligar no cebolão. A direção da ligação é: compressor, relé, termostato e alimentação do positivo do ventilador do carro. O positivo da alimentação do ventilador do carro vai no relé.

      Excluir
  32. Bom dia.

    Em primeiro lugar parabéns pelo trabalho. Digno de profissional.
    Tenho uma dúvida. Minha parati 1990 não tem ar quente, vc saberia me informar se a caixa de ar comporta a adaptação do evaporador igual ao que vc fez na sua?

    Grato

    Bruno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, admitindo que sua paraty 90 seja CL, a caixa de ar forçado comporta o radiador de água do ar quente e o evaporador do ar condicionado original. Se você fizer uma adaptação como a minha, onde coloquei um evaporador não original, não restará lugar para o radiador do ar quente. Um abraço.

      Excluir
  33. Boa tarde. Primeiro quero parabenizar pelo ótimo trabalho feito no ar e depois gostaria de saber se alguém já adaptou a caixa evaporadora do gol bola no quadrado ou qual evaporador fica legal na caixa original do quadrado? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Anderson, cara o único serviço de ar que fiz foi este, não tenho noticia se alguém teve sucesso e adaptar a evaporadora do gol bola nessa caixa de ventilador dos quadradinho.. Não sei que opção poderia adaptar, mas já adianto que o ideal é que seja mais "gorda" que larga.

      Excluir
  34. Ajudou muito amigo, na parte da elétrica. Através de sua aula conseguimos colocar os relés, ficou massa! Acionou o compressor de boa.
    Fizemos a adaptação de ar no Gol Voyage Cl. O Gol Quadrado.
    Atenciosamente, Antonio Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudei Antonio! Ganhei o dia em saber disso. Um abraço.

      Excluir
  35. Boa noite amigão! Parabens pelo projeto. MAs como ficou?? Está esfriando bem agora? Fiquei bem curioso quanto a confecção daquela cx evaporadora usando fibra. Adaptei um ar no meu Fusca Itamar. Esfria bem mas estou com essa cx universal e quero fazer um "up" nela de modo que ela ocupe todo o painel do carro. POr isso a sua cx de fibra me chamou atenção. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Estou fazendo o motor do Gol e brevemente dou notícias da conclusão do ar. Não há mistério em trabalhar com fibra. Compre a manta, a resina e o catalizador. Basta modelar o que quiser fazer em papelao e recobrir com a manta e depositar a resina. Para acabamento use plastic (massa de pintura). lixe e pinte. Ah, use mascaras e luvas para não ficar com coceira devido aos micro pedaços de vidro da lã.

      Excluir
  36. bom trabalhor ,termino ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, retomei agora em dezembro de 2017, vou postar as atualizações.. mas ainda não ta concluído.

      Excluir
  37. BOA NOITE ;EU FALO QUE VOCÊ É ENGENHEIRO PORQUE NÃO É PARA QUALQUER UM ,SEM OFENÇA A NINGUEM. É UM PROJETISTA ATÉ NAS CHAPAS RECORTADAS PARABENS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio, mas não é pra tanto. Sou apenas um cara que não desiste facilmente.

      Excluir
  38. Bom dia amigo eu tenho a evaporadora do passat iraquiano sera q consigo colocar na minha caixa de ar forcada assim como vc fez ai na sua ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer, nem conheço o formato dela pra poder pensar em alguma coisa. Em tese qualquer coisa pode ser adaptada, mas tem que avaliar o tempo que vai gastar e o trabalho que isso vai dar.

      Excluir
  39. gostaria de saber a ligacao desses rele em um uno e de cebolao de 2 pinos? como fco cara?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi muito bem o seu objetivo, você que saber a ligação dos 2 reles da forma como fiz (um para ventoinha e outro para o compressor) ou já esta pensando na ligação do Relé NA/NF a qual estou pensando em utilizar em conjunto com a ventoinha principal?

      Excluir
  40. Olá! Instalei esse mesmo kit de ar condicionado em um gol cht 1.6 91 e tenho esses mesmos problemas de aquecimento do carro, água pinga dentro do carro kkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tentando fazer a coisa funcionar ainda, tenho atualizações para dividir aqui. Mas pelo que to sentindo o gargalo desse Kit é a evaporadora que é subdimensionada.... Da uma olhada no blog nos próximos meses e talvez consiga uma luz pra terminar seu projeto tbm..

      Excluir
    2. Olá! Conseguiu resolver o problema do aquecimento no motor do carro?

      Excluir
    3. Laércio tudo bom? Estamos agosto de 2019, já tenho um segundo carro e ainda não encerrei a instalação desse ar, mas de maneira geral ele funciona. Vou escrever uma atualização no post principal. Resumidamente o problema é o dimensionamento da evaporadora e a falta de dissipação de calor no evaporador. O motor não aquecia, era o ar que diminuía o gelo.

      Excluir
  41. Alguém já tentou colocar a caixa evaporadora do gol GTi GTS ou GL no gol quadrado CL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma firma que vende o duto canalizador de ar no mercado livre que consegue essa evaporadora.. Ela vai por baixo da caixa de ventilação. Talvez seja a solução pra esse KIT.. Talvez eu apele pra isso também no futuro.

      Excluir
  42. Estou acompanhando amigo. Tenho um Voyage com ar Adaptado que botei pra funcionar a pouco tempo, estou sofrendo com a temperatura do carro e eficiencia do sistema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To achando que o problema é o dimensionamento desse sistema.. é fraco.. inicio do mes agora compro a ventoinha nova e o tubo canalizador de ar..

      Excluir
    2. Não sei se ajuda, mas nos quadrados antigos o 1º estagio da ventoinha liga se acionar o A/C, independente do compressor fica direto ligada e aí o radiador fica gelado, não esquenta o condensador. pro motor ficar na temperatura legal precisa da valvula termostatica em ordem.

      Excluir
  43. Bom dia, legal o teu projeto, a pouco tempo instalei um kit original do GTS no meu Gol CL 1.8 1994 com carburador TLDZ (Eletronico) o meu problema tambem é a marcha lenta alta para compensar quando liga o AC, o que eu posso fazer? Qual são as peças que preciso comprar para instalar no carburador e resolver isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Everton!! O seu deve ser o brosol 3E né? Deve ter lido que o autor precisou instalar uma "valvula kicker" uma cápsula a vácuo, se procurar no google por "brosol 3E" vai ver esquemas com ela. Quando preciso ela empurra uma alavanca instalada na ponta do eixo do 1º estágio, sendo acionada por uma eletrovalvula comandada pelo acionamento do compressor. Com o ar desligado, a eletrovalvula mantém todo vácuo do carburador nessa cápsula, ficando sua mola interna recolhida e afastada sua haste da alavanca. Quando a eletroválvula é acionada (compressor é ligado) libera aeração na conexão da cápsula, dando pressão atmosférica no diafragma da cápsula e liberando a mola interna, a haste avança e empurra alavanca,girando o eixo da borboleta do 1º estágio. Tem um kit; https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1057887837-kit-de-capsula-para-ar-condicionado-p-carb-2e-3e-santana-_JM
      com a cápsula, suporte, eletrovalvula, a alavanca e até mangueiras, mas não sei se é novo. É aquilo e seu carbura tá mais fácil que o miniprogressivo do autor, já tem a tomada de vácuo, o lugar pra prender o suporte e a alavanca no eixo. Sucesso!

      Excluir
  44. bem legal essa adaptação da caixa de ar quente para colocar ar condicionado, agora eu to com uma duvida vc consegue usar o ar quente também ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com essa adaptação que eu fiz não. O evaporador ocupou justamente o lugar onde iria a serpentina de ar quente.

      Excluir
  45. Olá, quero tirar uma dúvida que busco respostas há u bom tempo mas até agora sem sucesso.Tenho um gol quadrado GL 93 sem ar condicionado mas pretendo por um kit mais moderno como esse seu do projeto porém quero saber se com esse kit universal eu posso adaptar no comando do ar original do gol quadrado GTS e GTI que eu adquiri afim de manter a originalidade do sistema sem ter que colocar um sistema bem diferente do original comprometendo a estética do painel satélite do meu gol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiano! Vc disse que adquiriu o "comando do ar original do gts", então na época toda a linha VW, tanto gol, parati ou santana (nesse até tubarão 92 ainda era), se tivesse A/C era sempre esse comando de 5 botões com a elétrica para ligar a ventilação e o A/C e vácuo para direcionar o ar e fechar pra recirculação. E tem ainda em baixo desses botões o suporte com a alavanca do termostato do A/C e aquecimento. O Problema é que vc precisa da caixa com as valvulas de controle a vácuo, que é diferente da caixa com cabos. Ainda precisa do "plug" com as mangueiras de borracha que ligam esse controle com as valvulas. E saber ligar corretamente. A VW fez assim porque ao acionar o A/C os projetistas queriam que fechasse o ar externo e só tivesse ar saindo ou nos pés e frente ou só na frente, nenhuma outra combinação é possível. Se conseguir isso provavelmente não vai precisar do "kit universal", pois virá junto a evaporadora original, duto, pingadeira, e conseguir o resto dos componentes do A/C (compressor, mangueiras, filtro, condensador) é mais fácil.
      Minha sugestão; se tiver o suporte da alavanca do termostato, deve ter uma chave micro switch como essa;
      https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-799650797-chave-micro-switch-forno-microondas-16a-250v-ac-3-term-cz-_JM
      que é acionada quando move para o lado azul do A/C, se tiver como adaptar essa chave no seu comando de cabo original que já está no carro, ela vai funcionar como o botão floco de neve do autor! Outra solução é usar uma das tampas cegas abaixo do rádio, no console, pra instalar um botão pra ligar o AC, tipo esse; https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-843424972-boto-auxiliar-linha-volkswagem-original-_JM
      como o esquema do autor, sempre pegando corrente da resistencia do ventilador pra acionar ventoinha e compressor, através de relê.
      Um abraço e sucesso!!

      Excluir
    2. Do ponto de vista apenas dos controles, não há impedimento para adaptar, uma vez que vc reúna todos os componentes conforme Júnior bem explicou, apenas reforço que o kit universal tem o evaporador bem largo e certamente não caberá na caixa de ventilação sem fazer cortes. Acho que não compensa estragar a peça (to admitindo que caixa do painel satélite seja igual a do GTI GTS, não sei ao certo). Se for igual a do modelo CL é facil achar e compensa mais cortar..

      Excluir
    3. Pois meu colega que trabalha com AC. COLOCOU NO QUADRADO DELE O EVAPORADOR DO CELTA CABE PERFEITAMENTE SEM ALLTERAÇOES NA CAIXA.

      Excluir
    4. Amigo ele colocou o núcleo evaporador do celta ? Foi isso ? Deu bom ?

      Excluir
    5. Sabe qual ano do modelo ou todos são iguais?

      Excluir
  46. Filé,gostaria de saber como fazer a estalacao do g2 1.0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado te explicar um passo a passo para o G2, até pq não conheço o formato da caixa do ventilador dele, mas com os conceitos abordados no post, tenho certeza que conseguirá fazer no seu.

      Excluir
  47. Respostas
    1. Precisara utilizar o que escrevi no post e adaptar a situação que vai encontrar no seu carro.

      Excluir
  48. fiz a instalação, e tive problema com queima de fusível do ventilador.
    solução: resolvi ele verificando quanto de consumo estava tendo com AR ligado e me deparei com um valor muito alto, fios da ventilação original esquentarão e dava um odor de queimado como o do autor do post, OBS: resolvi este problema colando um nova linha de alimentação modificando apenas a alimentação do botão de acionamento do AR-condicionado, e podo um terceiro rele, LINK para a aimagem do esquema eletrico. https://uploaddeimagens.com.br/imagens/esquema_eletrico_ar-png

    nao liguem pra o desenho meio tosco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você ligar apenas o relé do compressor no circuito do fusível do ventilador funciona de boa sem queimar. O consumo da bobina do relé é ínfimo, mas se alimentar o compressor pelo circuito do ventilador, ai vai dar zebra. O meu carro tem uma ligação errada nos fusíveis 17 e 18. Estão juntos a ventoinha e o ventilador no fusível 17.. isso que era meu problema.

      Excluir
  49. Amigo tive esse problema de ventoinha primeiro me disseram que era pq ela era pra carro se ar-condicionado aí eu botei a do quadrado com ar e não resolveu nada aí tive que colocar o radiador do gol G4 com a ventoinha do G4 com ar e aí resolveu meu problema pq ela e maior e com isso ela puxa mais ar que a do gol quadrado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O kit é subdimensionado, mas percebi que realmente se melhorar a dissipação de calor no condensador, aumenta o rendimento. Essa sua sugestão é uma otina ideia.

      Excluir
    2. Que bom, realmente uma boa dissipação no condensador faz toda a diferença.

      Excluir
    3. Boa noite! Primeiramente fiquei perplexo com tanta riqueza de informações, esmero em mostrá-las e habilidade com as adaptações. Excelente trabalho. Estou com um Gol e o sistema de ar funciona normalmente, contudo seu radiador Visconde 19183 é ineficiente e estragou muito rápido e agora para trocar fica um fortuna e não tem outras opções originais. Li o comentário do Lucas e queria saber se precisou fazer adaptações no suporte para colocar esse radiador do G4 porque o mesmo é mais alto que o do gol quadrado. Se não precisar será ótimo porque é um radiador já brasado.Obrigado e abraços!

      Excluir
  50. Olá.
    Você tem as medidas do suporte que criou pra prender o condensador e ventoinha?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho mais. Fiz no olho. É bem fácil vc modelar isso no papelão e fazer sob medida pro seu carro.

      Excluir
  51. tenho um gol GTS 1990 original com ar condicionado ele tem 4 reles troquei rele temporizador funcionou a ventoinha menos compressor e vinha energia ate prestostato do secador co,prei o rele de 8 pinos quando fui testar nao funcionou nada veriquei fusivel 17 estava queimado troquei so voltou funcionar a ventilação interna , conclusão notei que nao tem fusivel de proteçao dos reles , seria um defeito da fabricação. Enfim comprei este carro em 2011 nunca funcionou ar ja retirei compressor troquei oleo testei ele funciona ,queria saber se e bom trocar vavula de espação prestostato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não sei como é a ligação original, mas vc pode fazer uma ligação por fora pra testar o sistema, esse esquema que coloquei na postagem pode te guiar. Ja que o ventilador arma e a ventoinha tbm, tenta acionar o compressor por fora. Não acho que seja defeito de fabricação, ta parecendo trabalho mal feito em algum momento da vida do carro. Verifica antes se tem gás, pq os pressostatos em alguns casos só entram quando pressurizados. Se não armar vc terá q arrumar um bom eletricista e seguir todo o circuito parte por parte ate achar o defeito.

      Excluir
  52. consigo usar esse kit na caixa evaporadora original ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. A evaporadora original é meio quadrada e vai por baixo na caixa original. Essa evaporadora paralela é retangular, e fiz a adaptação no lugar do radiador de ar quente por cima, conforme é mostrado na postagem.

      Excluir
  53. Olá.

    Acompanho seu blog desde 2015. Desde 1999 tenho um passat 1983 e pretendo instalar o ar em meu carro. Já vinha ensaiando isso faz anos. Inclusive em 2018 comprei a caixa evaporadora.Pretendia fazer o serviço junto com uma amigo que tinha um autoelétrico e ia me auxiliar com a instalação, mas ele ficou muito doente e não pode trabalhando mais. De lá para cá tentei começar mas estou sem tempo. Você poderia me indicar um local onde eu possa mandar instalar o sistema ?
    Obrigado
    Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando, vc precisa achar uma empresa na sua cidade. Como não confiava nos profissionais que eu tinha por perto acabei fazendo tudo eu mesmo, mas gasta muito tempo, se prepara, pq da trabalho.

      Excluir
  54. Você saberia dizer um evaporador universal ou de outro carro desses de alumínio que sirva pra substituir o de cobre original? me falaram que ele gela bem mais que o de cobre

    ResponderExcluir
  55. Em uma loja onde coloquei gás me disseram que o tem um evaporador muito bom que vinha nos últimos pálios da primeira geração, segundo o cara, seria bom por ser maior em área e gelar muito. teria que verificar essa informação. Quanto ao material, acho que não procede, por que o cobre é bem mais apropriado para trocas de calor que o alumínio, bastar ver o exemplo dos melhores coolers de computador... Eles tem a base de cobre. O material conta pouco, o que manda é a área e a proporção entre os 3 blocos, Evaporador-compressor-condensador, tem que haver equilíbrio para haver troca.

    ResponderExcluir
  56. E entao...2022.... conta ai, finalizou? Resolveu a eficiencia. To c uma parati quadrada cl 93 e nao quero por o evaporador gela saco... to estudando suas ideias..
    E parabéns por tudo o q fez.

    ResponderExcluir
  57. Parabéns pelo projeto.
    Compensa colocar então este ar condicionado universal ou seria interessante procurar o original para colocar?
    Pretendo colocar no meu Gol 93 1.8.
    Aguardo contato
    Eduardo

    ResponderExcluir
  58. Parabéns meu irmão, tutorial top slc, vou usar para fazer uma adaptação na minha tbm . Excelente trabalho que Deus te abençoe

    ResponderExcluir